Equilíbrio Financeiro - HOME
Palestras Treinamentos Videos palestras Videos entrevistas Videos educativos financeiros Audios
Livros Artigos Entrevistas Depoimentos Downloads Clientes
home- Resenhas

Resenha do Livro Cura
Por Gabriel Torres - site Terremoto

Cura! – Há Solução Para a Sua Vida Financeira é um livro voltado àqueles que estão atolados em dívidas e precisam colocar suas finanças em ordem. Escrito por autor nacional e lançado de forma independente está 100% adaptado à nossa realidade.


O livro explica de maneira bastante simples e prática como criar e organizar um orçamento doméstico e acabar com suas dívidas através de uma bem-humorada história de um casal que, assim como zilhões de brasileiros, estava atolado em dívidas e sempre sobrava um mês no fim do salário, até que eles resolvem fazer uma série de consultas com um consultor financeiro, o “Professor Farinhas”.


Preciso ser honesto e confesso que a minha primeira reação ao ver que o autor era personagem central da história e ainda por cima se autodenominando “Professor Farinhas” pedante demais, pois me passava duas idéias, de que ele seria “melhor” que os outros personagens e único detentor do conhecimento (por causa do título “Professor”) e que o livro era apenas uma autopromoção para a consultoria e cursos do autor.


Mas esse meu preconceito inicial foi por água abaixo logo no primeiro diálogo do personagem, visto que logo percebi que a base do autor é a Programação Neuro-Lingüística (PNL), que reza que nós mesmos é que somos responsáveis pelas nossas vidas e destinos, devolvendo aos endividados toda a responsabilidade por suas dívidas e, principalmente, toda a responsabilidade para sair do buraco. Em outra palavra, o consultor não apresenta inicialmente uma resposta pronta, mas várias informações para que o casal pense por si próprio, tire suas próprias conclusões e tome suas próprias decisões. Trata-se, portanto, de um livro com uma abordagem séria.


Apesar de fininho, não pense que o livro é superficial. Não é. Há muitas sutilezas em Cura! – tais como mandar o casal (e, conseqüentemente, os leitores) pararem de falar “você” e passarem a falar “eu” – que podem passar despercebidas a uma primeira leitura e por isso é recomendável que quem estiver atolado em dívidas e/ou queira aprender a fazer um orçamento doméstico que releia este livro algumas vezes.


É claro que eu tenho algumas sugestões sobre o que, em minha opinião, poderia ter sido acrescentado para que o livro ficasse ainda mais prático, completo e de acordo com a nossa realidade.


A principal diz respeito à pesquisa de taxas de juros entre diferentes instituições bancárias e diferentes opções de financiamento. Esta segunda opção aparece no livro, porém, na minha opinião, de maneira tímida, e poderia ser falado mais claramente que para quem está com dívida no cartão de crédito o melhor negócio a fazer é pegar um empréstimo pessoal e quitar o cartão, além de pesquisar taxas de juros não somente no seu banco, mas em diversos bancos, pois a diferença pode ser grande.


Em resumo, é um excelente livro para aqueles que ficam arrumando desculpas do tipo “como posso pensar em independência financeira se estou atolado em dívidas”?


Conclusão Final: Recomendado

 

 

Empresa       Palestrantes       Redes Sociais Contato:
(41) 3078 2379
contato@equilibriofinanceiro.com.br
© Equilíbrio Financeiro - Todos os Direitos Reservados. Twitter - Prof Farinhas Facebook Contato