Equilíbrio Financeiro - HOME
Palestras Treinamentos Videos palestras Videos entrevistas Videos educativos financeiros Audios
Livros Artigos Entrevistas Depoimentos Downloads Clientes
home- Artigos

23/06/2015 22:05:31
Garoto junta dinheiro, compra carro e serve de exemplo para jovens do PIIT


Thiago e Farinhas, sexta-feira (12), no Auditório Integração: carro na garagem e exemplo para os adolescentes da Itaipu.

O sonho do primeiro carro, para a maioria, só é realizado na fase adulta. Mas não para Thiago Morales Berce, que, com apenas dez anos, fugiu às estatísticas e conseguiu comprar um fusca, ano 1976, após três anos juntando dinheiro. Para incentivar os jovens do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT) a poupar, o garoto foi convidado para participar da palestra “Equilíbrio Financeiro”, proferida pelo consultor em finanças Altemir Farinhas, na tarde de sexta-feira (12), no Auditório Integração.
   
“Aos sete anos comecei a guardar moedinhas”, disse Berce. “Todos da família me ajudavam e eu ia colocando no banco. Depois de três anos consegui comprar meu fusca.”
    
Segundo a mãe do menino, Andreia Cristina Morales Berce, a família se surpreendeu com a determinação de Thiago. “No começo não achávamos que essa decisão era séria, até porque ele tinha apenas sete anos, mas quando realmente percebemos a vontade dele, o apoiamos”, lembrou Andreia.
 

Antônio Machado (RHDA.AD), Thiago, Andreia Berce (mãe de Thiago) e Marcos Araújo (RHDA.AD).  

O próximo desafio do adolescente, hoje com 11 anos, já está definido. “Agora vou personalizar o meu fusca, deixar do jeito que eu gosto.”
 
Além da conversa com Thiago, os jovens receberam dicas de como administrar o dinheiro, orientações para promover maior controle sobre impulsos na compra e para estimular o equilíbrio financeiro, e ainda participaram de dinâmicas com o consultor Farinhas.
  

Milena e Douglas: palestra aprovada, inspiração renovada.
  
A adolescente Milena Vargas Candia, que trabalha na Assessoria de Energias Sustentáveis (ER.GB), aprovou a palestra. “Achei legal porque me abriu os olhos para eu poder administrar melhor meu dinheiro. Sei que vai ser meio difícil, mas vou procurar seguir o exemplo do Thiago e realizar meus sonhos.”
   
Para Douglas Rodrigo Tofoli, lotado na Divisão de Apoio a Segurança (SESA.AD), a iniciativa serve como estímulo. “A conversa com os dois é um impulso para o futuro. Já sigo algumas dicas apresentadas, como poupar dinheiro para quando entrar na faculdade e, também como Thiago, comprar meu primeiro carro”, disse.

Thiago Berce mora na cidade paranaense Assis Chateaubriand  e a convite de Farinhas participa de palestras por várias cidades do Paraná. A exemplo do palestrante, o jovem quer seguir palestrando e se tornar escritor no futuro.

A palestra “Equilíbrio Financeiro” faz parte do Programa de Ações de Integração e Ciclo de Palestras, uma iniciativa da Superintendência de Materiais (MT.DF) para o desenvolvimento dos jovens participantes do PIIT.
 

Coordenadores do PIIT, Thiago berce e os jovens da Itaipu, sexta-feira, no Centro de Treinamento.


Empresa       Palestrantes       Redes Sociais Contato:
(41) 3078 2379
contato@equilibriofinanceiro.com.br
© Equilíbrio Financeiro - Todos os Direitos Reservados. Twitter - Prof Farinhas Facebook Contato