Equilíbrio Financeiro - HOME
Palestras Treinamentos Videos palestras Videos entrevistas Videos educativos financeiros Audios
Livros Artigos Entrevistas Depoimentos Downloads Clientes
home- Artigos

19/09/2008
Palestra no III Encontro Paranaense da Mulher Contabilista
Finanças mal administradas podem causar sérios desequilíbrios pessoais

Curitiba, 19 de Setembro de 2008.

III Encontro Paranaense da Mulher Contabilista – Programação da manhã.


Finanças mal administradas podem causar sérios desequilíbrios pessoais

“O controle dos gastos pessoais é sim um problema organizacional, visto que o desequilíbrio financeiro é uma das principais fontes de preocupação, estresse, depressão, ansiedade, baixa auto-estima, alterações no humor, problemas de saúde, em geral psicossomáticos, além de afetar a saúde emocional, espiritual e até prejudicar o relacionamento familiar e profissional”, alertou Altemir Carlos Farinhas, na sua palestra Educação Financeira Pessoal, abrindo as atividades, pela manhã, do III Encontro Paranaense da Mulher Contabilista, dia 19 de setembro, no auditório do Mercure Grand Hotel Internacional Foz, em Foz do Iguaçu.

O encontro foi aberto no dia anterior, às 20h30, com uma programação focada no debate do papel da mulher contabilista na sua vida profissional, social, política e empresarial; organizado pela Comissão da Mulher Contabilista do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Instituto Paranaense da Mulher Contabilista - IPMCONT e uma comissão especial de Foz do Iguaçu, a cidade anfitriã, tem como lema “A mulher contabilista no atual contexto social”, compreendendo quatro palestras, show do humorista Diogo Portugal, e escolha da cidade que irá sediar a quarta edição, em 2010. Os representantes das candidatas - União da Vitória, Guarapuava e Londrina - fazem campanha durante o evento, distribuindo brindes e mostrando vídeos. A vencedora, por votação entre os participantes, será revelada no final do dia.

Consumidores mal informados

O quadro social geral, segundo Farinhas, é formado por consumidores pouco informados diante das facilidades de créditos e do consumo imediato e impulsivo, configurando situações financeiras difíceis que colocam em risco a saúde das pessoas e deteriora a qualidade de suas vidas. “As pessoas compram aquilo de que não precisam para impressionar pessoas de quem nem ao menos gostam: 70% das compras são por impulso”, diz Altemir, acrescentando que 75% das compras são decididas pelas mulheres. A maior parte dos problemas financeiros é resultado de um descontrole das pessoas que, sem refletir sobre a diferença entre necessidade e desejo, são levadas ao consumo desordenado e gastam mais do que ganham. Muitos, quando endividados, tendem a buscar soluções que tendem a piorar a situação, recorrendo a empréstimos de agiotas, financeiras, cartões de crédito, etc.

Mas com educação financeira pode-se mudar essa perspectiva. O equilíbrio financeiro é uma proposta de desenvolvimento de competências. Trabalha-se evidentemente para ganhar dinheiro, mas que é preciso administrar e investir. Equilíbrio financeiro e estabilidade econômica, a propósito, são os focos do livro “Cura! Há solução para sua vida financeira”. O palestrante-autor é administrador de empresas, pós-graduado em finanças, 22 anos na área, colunista do site BONDE do jornal Folha de Londrina.


Empresa       Palestrantes       Redes Sociais Contato:
(41) 3078 2379
contato@equilibriofinanceiro.com.br
© Equilíbrio Financeiro - Todos os Direitos Reservados. Twitter - Prof Farinhas Facebook Contato